-
-
Clique na imagem para ampliar.
|
|
Compartilhe
|
A obra Trabalho e Ergologia (II) – Diálogos sobre a atividade humana, coordenada por Yves Schwartz e Louis Durrive, se baseia na produção do Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille e se inscreve, portanto, no contexto da abordagem ergológica. Esta abordagem busca compreender como as pessoas vivem as “dramáticas” de usos de si em um mundo repleto de normas mais ou menos estáveis, antecedentes, ambíguas e anônimas, às vezes em desaderência no tocante ao agir humano. A ergologia toma a noção de atividade como um retrabalho contínuo das normas anteriores em sua atualização singular, o qual obriga a pessoa a fazer escolhas se engajando num movimento ininterrupto de transformação do mundo em que ela vive.
O livro Trabalho e Ergologia (II) – Diálogos sobre a atividade humana, publicado em 2009, e a perspectiva ergológica que ele preconiza estão, mais do que nunca, na ordem do dia. Como indica seu subtítulo, esta obra é, essencialmente, um conjunto de diálogos sobre a atividade humana. Embora se apresente como continuidade de Trabalho e Ergologia: Conversas sobre a atividade humana, lançado no Brasil em 2007, este livro pode ser lido independentemente do primeiro. Este segundo volume tem, como perspectiva, uma antropologia da atividade. Trata-se, pois, de uma obra de referência para todos aqueles que desejam se aprofundar na compreensão das noções ergológicas.
A tradução desta obra foi feita por Marlene Machado Zica Vianna. A revisão técnica da tradução esteve sobre a coordenação de Eliza Echternacht e Mariana Veríssimo, autoras do capítulo cinco. O grupo responsável pela revisão técnica da tradução foi composto por: Admardo B. Gomes Júnior, Deise de Souza Dias, Eliza Echternacht, Eloisa Helena Santos, Estela Aparecida Oliveira Vieira, Francisco de Paula Lima, Jurandir Soares da Silva, Mariana Veríssimo e Rosimare Alves R. Petit-Jean. Todos os componentes desse grupo tiveram passagem, mais ou menos prolongada, pelo Departamento de Ergologia na França e são estudiosos da área.
A metodologia, usada na revisão técnica de Trabalho e Ergologia (II), vale à pena ser compartilhada com todos.
As coordenadoras da revisão técnica da tradução distribuíram os capítulos do livro por duplas, buscando a discussão e a defesa de pontos de vista sobre os conceitos apresentados ao grupo. Durante o ano de 2014, esse grupo se reuniu a cada 15 dias, e, a cada encontro, uma dupla indicava os embaraços advindos da tradução de um termo, de uma noção, de uma ideia, de um conceito ergológicos relacionados ao capítulo em questão para discussão. Conseguimos, desse modo, ampliar as opções da tradução e chegar a um consenso no grupo quanto às soluções possíveis.
Para a tradução de alguns termos, especialmente os relacionados a expressões culturais francesas, contamos com a colaboração de Pierre Trinquet. Em alguns casos, como no do neologismo imprentissage, optou-se por manter o termo original, acrescido de uma nota de rodapé.
Organizadores da Tradução Brasileira:
Eliza Echternacht, Mariana Veríssimo e Francisco Lima
Revisão Técnica:
Admardo B. Gomes Júnior - Doutorado em cotutela Educação (FAE/UFMG) e Filosofia/Ergologia na Universidade de Aix-Marseille, professor da FAPP/CBH/UEMG.
Deise de Souza Dias - Doutorada em Educação na Faculdade de Educação da UFMG, professora da FAE/CBH/UEMG.
Eliza Echternacht - Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Universidade de Aix-Marseille e Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.
Eloisa Helena Santos Doutorado em Educação/Universidade de Paris VIII. Pós doutorado em Sociologia do Trabalho/Universidade de Paris X e em Ergologia/Universidade de Provence. Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local/Centro Universitário UNA|.
Estela Aparecida Oliveira Vieira – Doutorado em Cognição, linguagem e Educação pela Universidade de Aix-Marseille.
Francisco de Paula Antunes Lima - Doutorado em Ergonomia pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios e pós-doutorado em ergologia pela Universidade de Aix-Marseille e em Ergonomia pela Universidade Lumières-Lyon II. Professor titular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Jurandir Soares da Silva- Mestrado em Ergologia na Universidade de Aix-Marseille e professor interino no Instituto Federal Tecnológico de Minas Gerais- IFMG-Ouro Branco.
Mariana Veríssimo- Doutorado em Ergologia na Universidade de Aix-Marseille, Professora Adjunto IV no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/PUC-Minas.
Rosimare Alves R. Petitjean - Mestrado em Ergologia pela Université de Provence, doutorado em Ergologia pela Aix-Marseille Université e em Educação pela UFMG. Atividade profissional: Tribunal Regional do Trabalho 3a região.
|